quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Não é so projeto.... Estamos construindo as ferramentas

Olá pessoal

Sou parceiro do projeto do Musa já há alguns anos Participei das decisões iniciais do projeto, e respondo pelo desafio da construção do chassis de alumínio. Cortar e dobrar chapas segundo desenhos e formas milimetricamente definidas pelo projeto.

A importância do chassis ser construído em alumínio, além suas propriedades físicas, está na possibilidade de sua construção artesanal em pequenas oficinas, com o mínimo de investimentos em maquinas, dispositivos e outros bens de capital.

Sou marceneiro de profissão (e mecânico amador), e estou construindo os gabaritos em madeira para garantir que a geometria construída reflita com precisão o projeto, mas também para agilizar a construção de uma pequena série após os testes com o protótipo.


Planejamos inicialmente a construção de 3 peças. A primeira para dobrar o TUNEL Dianteiro, outra para a CAIXA DAS PERNAS e uma terceira para dobrar flanges nas bordas das chapas, que em princípio resolve todas as necessidades para construir o chassis


Este é o gabarito do Túnel Dianteiro. Toda a força será feita por dois macaquinhos hidráulicos, aplicada sobre madeiras preparadas para fazer o ângulo exato no final do curso.

A maior dificuldade é ajustar o "SPRING BACK, o efeito mola que o metal faz quando removida a pressão.

Estamos aprendendo e nos apropriando das tecnologias. Breves noticias.

Paulo Vargas

Atualização para os mais técnicos


Conheçam o Musa KCC peça por peça. É só baixar o arquivo http://dl.getdropbox.com/u/2296621/Musa%20KCC%20posicionado.EASM, e baixar o visualizador e-Drawings no link abaixo.
Mas lembrem-se que várias peças não estão em versões finais.


Creative Commons License
Musa KCC "A Trackday Car" by Eduardo Peirão Leal is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at dl.getdropbox.com.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Um dia importante na história do Musa KCC

Em nossas buscas por fornecedores recebemos diversas indicações de um certo Fabio, ex-sócio da Lobini, fabricante nacional de carros esportivos, e que havia montado uma oficina onde estava construindo carros. Achamos a EBTech, empresa formada por Fabio Birolini e Alaor Esposito, dedicada à projetos automotivos especiais (http://www.ebtech.com.br/). Resolvi contratar seus serviços e assim somar ao meu projeto os muitos anos de experiência da dupla de consultores.

Acabamos há pouco a reunião em que revisamos o projeto e recebemos as orientações iniciais sobre a geometria da suspensão. Pra mim foi muito importante encontrar pessoas que pudessem validar o projeto e servirem de meus mestres em engenharia automotiva. Até então, se eu quisesse ficar convencido de minha solução de engenharia, voltava para os mesmos livros que já havia lido n vezes. Afinal é meu primeiro projeto que está sendo construído.

Descobrimos que estávamos cometendo diversos erros. Em vários casos nosso projeto estava usando aço importado muito rígido, caro e difícil de trabalhar, quando podemos usar aço mais facilmente disponível com resultados, se um pouco piores na pista, muito melhores em segurança, custo e facilidade de construção. Alguns pequenos pontos de projeto e de técnicas construtivas serão refeitos. Até onde foi o projeto está validado!

Agora estou entrando na tarefa mais desafiante do projeto do Musa. Com base nas dimensões e pesos e, com as orientações recebidas hoje da EBTech, vou alimentar o software de análise de suspensão e direção. Mexer, mexer, mexer e voltar à EBTech.

Parabéns para o Musa KCC!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Divulgação do Musa KCC 2010, ainda sem suspensão dianteira. Está avançando, mas sou o único engenheiro do projeto.