quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Um dia importante na história do Musa KCC

Em nossas buscas por fornecedores recebemos diversas indicações de um certo Fabio, ex-sócio da Lobini, fabricante nacional de carros esportivos, e que havia montado uma oficina onde estava construindo carros. Achamos a EBTech, empresa formada por Fabio Birolini e Alaor Esposito, dedicada à projetos automotivos especiais (http://www.ebtech.com.br/). Resolvi contratar seus serviços e assim somar ao meu projeto os muitos anos de experiência da dupla de consultores.

Acabamos há pouco a reunião em que revisamos o projeto e recebemos as orientações iniciais sobre a geometria da suspensão. Pra mim foi muito importante encontrar pessoas que pudessem validar o projeto e servirem de meus mestres em engenharia automotiva. Até então, se eu quisesse ficar convencido de minha solução de engenharia, voltava para os mesmos livros que já havia lido n vezes. Afinal é meu primeiro projeto que está sendo construído.

Descobrimos que estávamos cometendo diversos erros. Em vários casos nosso projeto estava usando aço importado muito rígido, caro e difícil de trabalhar, quando podemos usar aço mais facilmente disponível com resultados, se um pouco piores na pista, muito melhores em segurança, custo e facilidade de construção. Alguns pequenos pontos de projeto e de técnicas construtivas serão refeitos. Até onde foi o projeto está validado!

Agora estou entrando na tarefa mais desafiante do projeto do Musa. Com base nas dimensões e pesos e, com as orientações recebidas hoje da EBTech, vou alimentar o software de análise de suspensão e direção. Mexer, mexer, mexer e voltar à EBTech.

Parabéns para o Musa KCC!

Nenhum comentário:

Postar um comentário