Olá pessoal
Sou parceiro do projeto do Musa já há alguns anos Participei das decisões iniciais do projeto, e respondo pelo desafio da construção do chassis de alumínio. Cortar e dobrar chapas segundo desenhos e formas milimetricamente definidas pelo projeto.
A importância do chassis ser construído em alumínio, além suas propriedades físicas, está na possibilidade de sua construção artesanal em pequenas oficinas, com o mínimo de investimentos em maquinas, dispositivos e outros bens de capital.
Sou marceneiro de profissão (e mecânico amador), e estou construindo os gabaritos em madeira para garantir que a geometria construída reflita com precisão o projeto, mas também para agilizar a construção de uma pequena série após os testes com o protótipo.
Planejamos inicialmente a construção de 3 peças. A primeira para dobrar o TUNEL Dianteiro, outra para a CAIXA DAS PERNAS e uma terceira para dobrar flanges nas bordas das chapas, que em princípio resolve todas as necessidades para construir o chassis
Este é o gabarito do Túnel Dianteiro. Toda a força será feita por dois macaquinhos hidráulicos, aplicada sobre madeiras preparadas para fazer o ângulo exato no final do curso.
A maior dificuldade é ajustar o "SPRING BACK, o efeito mola que o metal faz quando removida a pressão.
Estamos aprendendo e nos apropriando das tecnologias. Breves noticias.
Paulo Vargas
Nenhum comentário:
Postar um comentário