quarta-feira, 30 de março de 2011

Upgrade da Eletrônica Embarcada: novo lap-timing system

Agora num Samsung Galaxy S


Antes no N95


É, em eletrônica fica difícil acompanhar. Talvez o P2 seja elétrico e portanto cheio de eletrônica.

terça-feira, 22 de março de 2011

Asas...no calheiro do bairro

Como a maior parte do carro as asas também são em alumínio dobrado.

As dianteiras, menores e com superfícies mais complexas foram preparadas no calheiro do bairro.

Em breve começo a me ocupar com as peças em fibra de vidro: paralamas e o novo bico. Aliás lá andei fazendo um estudo do bico, mas estou certo de que moldado ficará melhor, já que não sei modelar superfícies no Solidworks. Pensando bem, não é tão em breve não. O Musa KCC vai para o shakedown nú.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Primeira ultrapassagem

O sólido ultrapassou o virtual no nível de detalhamento.

Graças ao Paulão finalizamos o que eu chamei de montante dianteiro. É a caixa ensaiada há mais de um ano. Veja http://musakcc.blogspot.com/2009/12/tempos-modernos.html

Essa caixa incorpora os pontos de fixação das bandejas da suspensão e necessita precisão milimétrica além rigidez do conjunto. Foi isso que conseguimos criando dispositivos de alinhamento e os reforços necessários. E, melhor que no projeto, é desmontável para facilitar a instalação e manutenção da caixa de direção e cilindros e tubulação de freio.

Dou o monobloco por concluído. Estamos festejando e planejando um teste de rigidez torsional do chassi.

Se tivéssemos feito como a maioria, um chassi tubular "space-frame", teríamos terminado em 1/3 do tempo e do custo de um monobloco de alumínio como fizemos.

E foi difícil construir. Não vai servir como kit-car.

Estamos aprendendo. Teremos que continuar a construir carros e fazer o P2 (segundo protótipo). :)

sexta-feira, 11 de março de 2011

Motor Colocado

Os coxins e suportes encaixaram-se perfeitamente de primeira! O monobloco e a gaiola que construímos é quem sustenta o pesado motor Zetec que o equipa. E com sistema de embreagem hidráulica adaptado na velharia da Ford. Hoje em dia são internas em conjunto com o rolamento.




E mais: A oficina está arrumadíssima, pronta para começar a montagem final do montante dianteiro e aprontar os pontos de fixação das bandejas dianteiras.


O chacoalhar está se aproximando. Mas ainda tenho que fazer mais pecinhas pra encaixar sensores do módulo e do painel de instrumentos. Nada bate com nada.


Chacoalhar = Expressão mais adequada para o carro em kit caipira do que o pedante "shake-down", mais apropriado para um Formula 1.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Mais Relatório de Andamento

Mais três semanas se passaram. E o principal resultado do período foi o aumento de tarefas antevistas.

Talvez um pouco de exagero e pessimismo. Melhor: resultado de mais esforço de planejamento!

Para colocar o carro no chão funcionando até meados de abril são mais de 100 tarefas envolvendo 190 horas do meu trabalho,  40 do Paulão, o artesão que construiu o chassis comigo, 8 horas de eletricista, 24 horas do Ivan, o soldador que quero contratar e mais uma dúzia de peças torneadas fora Vou precisar de competência e sorte com os terceiros fornecedores.

Bom carnaval a todos!