domingo, 26 de julho de 2009

Minha Musa, um artrópode



Musa, de musaranho, o menor mamífero existente, é um artrópode como todo inseto. Confuso? É, o papo de hoje é um pouco técnico.
O Musa KCC 4 é artrópode sim. Sua estrutura é externa. Sua rigidez é formada por caixas construídas com paredes de alumínio. Como uma caixa de sapatos é rígida, apesar de suas paredes finas, o Musa é rígido. Não é nenhuma novidade. É uma solução esquecida. O advento das fibras de carbono provocou uma substituição quase completa do alumínio nos chassis ditos "stressed skin".
A Lotus conseguiu produção industrial com alumínio estrudado e colado nos famosos Elise e família, até hoje a melhor relação entre rigidez e peso entre todos os carros já produzidos.
A Porsche o usou com sucesso no 962, multivitorioso nas 24 Horas de Le Mans.
O Musa não foi projetado a partir de uma carroceria ou de uma estética. Foi projetado como uma estrutura que não precisasse adicionar uma carroceria. Sem portas ele pode usar a altura lateral toda para estruturar-se. Por outro lado, como vai ser construído artesanalmente e com um alumínio pior do que ideal, o Musa é baseado em superfícies planas, o que facilita as dobras e o processo de fabricação. O modelo em escala 1/10 colado com araldite ficou ótimo.
Uma Lola dos anos 60

Nenhum comentário:

Postar um comentário