Mas ainda assim tenho que me colocar metas e avaliar o andamento. Estou aproveitando este rascunho de publicação para fazer isso. Vamos lá:
META: Musa KCC pronto para o shake-down até 16/04/2011
ONDE ESTAMOS
Antes de mais nada cabe-me lembrar que este é meu primeiro carro e tudo é novidade.
Mas conseguimos:
1. Construir o monocoque em alumínio dobrado, colado e rebitado, construir a gaiola de tubos dobrados e soldados e integrá-los.
2. Colar e rebitar e ajustar traseira do monocoque (pick-up points da suspensão traseira fixados em definitivo)
3. Modelar e construir os três coxins do motor,
4. Fazer e ajustar o trambulador do câmbio.
5. Instalar tanque, bomba de gasolina e bocal de abastecimento
6. Instalar um extintor de incêndio de 4kg
7. Enviar desenhos técnicos para corte a laser CNC dos componentes das mangas de eixo.
Lembrem-se de que quando falo em instalar, significa fazer as peças diversas usadas na instalação.
OS PRÓXIMOS PASSOS
Estou terminando o desenho técnico das buchas da suspensão para encomenda-las em PU, juntamente com o preenchimento dos coxins do motor.
As peças torneadas das mangas traseiras e as luvas dos pivôs devem ser encomendadas ainda esta semana.
Esta semana compro os tubos das mangas e começo cortá-los.
Estou instalando a tubulação de água e o radiador. Achar as mangueiras com as curvas certas é um trabalho de arqueologia. Este serviço só pode ser concluído com a reinstalação do motor, que depende do enchimento dos coxins.
Daqui a umas 3 semanas vou contar com a ajuda do Paulão e vou concluir a fixação dos pick-up points da suspensão dianteira.
Os chicotes elétricos serão instalados por um eletricista experiente que fez, em apenas um sábado, o chicote do Dardo que o Alaor está fazendo na EBTech para competir na categoria Clássicos. Ele instala a central da injeção que ainda vou comprar. Ainda não escolhi se uma Pandoo ou FuelTech.
Aí é colocar um abafador e ligar o motor
Mas isso ainda não é nada.
Será preciso preparar os gabaritos das bandejas, montar as mangas de eixo e soldar tudo, dimensionar e comprar molas, reduzir o curso dos amortecedores, fazer a tubulação de freios e aeroquips, fazer a tampa do cofre do motor, as asas dianteiras e traseira, a capa traseira, o difusor, a tomada de ar fresco para o motor, o recorte da entrada de ar de refrigeração.........
Provavelmente isso não é tudo, mas o restante vou me lembrando aos poucos.
Os chicotes elétricos serão instalados por um eletricista experiente que fez, em apenas um sábado, o chicote do Dardo que o Alaor está fazendo na EBTech para competir na categoria Clássicos. Ele instala a central da injeção que ainda vou comprar. Ainda não escolhi se uma Pandoo ou FuelTech.
Aí é colocar um abafador e ligar o motor
Mas isso ainda não é nada.
Será preciso preparar os gabaritos das bandejas, montar as mangas de eixo e soldar tudo, dimensionar e comprar molas, reduzir o curso dos amortecedores, fazer a tubulação de freios e aeroquips, fazer a tampa do cofre do motor, as asas dianteiras e traseira, a capa traseira, o difusor, a tomada de ar fresco para o motor, o recorte da entrada de ar de refrigeração.........
Provavelmente isso não é tudo, mas o restante vou me lembrando aos poucos.
E FINALMENTE, PARA TRANSPORTAR O MUSA PARA O SHAKE-DOWN
E DEPOIS UM POUCO DE ESTÉTICA E O P2
Vamos moldar paralamas e bico e pensar no P2. O primeiro protótipo não tem condições de se tornar um kit-car. Precisamos de um projeto em que o processo de fabricação seja simples e menos artesanal do que o P1.
Infelizmente só posso torcer e desejar o melhor aqui do Rio de Janeiro.
ResponderExcluirQuanto a desenvolver um kitcar real, pelo o que vi o modelo mais interessante nesse porte é o Ariel Atom; mas usa chassis tubular.
Sucesso com o MUSA KCC