quinta-feira, 26 de maio de 2011

Quarta-feira na pista

Iniciei em Interlagos a terceira etapa do minha "pós" em Projeto e Construção Automotiva. É a fase de acerto do veículo na pista. Só que ainda não é do Musa KCC, é do Dardo EBTech.

O Dardo, construído praticamente do zero - um chassi e um carroceria original que serviu para novos moldes da  fibra de vidro foi para a pista pela primeira vez. Até então só havia manobrado na oficina da EBTech. Como diz o Alaor, seu construtor e piloto de testes os defeitos costumam se manifestar logo. Mas foram poucos.

sábado, 14 de maio de 2011

Foto Relatório

Braços inferiores traseiros (apenas 1,44 kg)
 Segurança em primeiro.
Cintos de segurança de 4 pontos homologado pela FIA

Quando faltou luz no bairro para soldarmos a suspensão atacamos o molde do bico.


Enquanto isso, no pequeno box vizinho, Alaôr refaz um clássico do automobilismo brasileiro dos anos 70. 
Um autêntico Fórmula Ford equipado com mecânica Corcel de época. 

sábado, 7 de maio de 2011

Voltinha no futuro

Ainda não terminei de construir o primeiro protótipo e já estou pensando no P2. Isto porque já foi possível constatar que os processos de construção do chassi monobloco em alumínio são difíceis de reproduzir. A rigidez e peso estão parecendo bons. Mas poderia ter usado chapas mais finas e ainda assim ter melhores resultados.

Por enquanto vou me limitar a fazer algumas declarações gerais de objetivos e intenções para o P2.

Meu projeto é criar um carro que possa ser fabricado e vendido sob a forma de kit e para uso em trackdays e também de base para uma categoria econômica de corridas mono-marca. Vejam algumas categorias mono-marca inglesas:  Caterham  e Ginetta. Os carros serão construídos pelos clientes e usarão conjuntos propulsores transversais de fácil e barata aquisição, como por exemplo Fiat Uno Gol, Fiesta/Ka.

O chassi deverá ser em tubos de alumínio retangulares pré-cortados com os encaixes resolvidos externamente como na viga traseira do protótipo 1 ou com fundidos de alumínio. O chassi será então montado como um lego, rebitado e aparafusado  pelo cliente. O conjunto propulsor poderá até ser de sucata. Ainda não decidi se o carro será monoposto ou biposto. Mas com certeza vou fazê-lo do tipo de casa para a pista, ou seja, licenciável, tendo em vista sua participação nos trackdays.

O que quero é promover o Amador no Automobilismo Amador. Até porque para mim carro é brinquedo não solução de mobilidade pessoal e transporte.

O que já falta e vai faltar mais são autódromos e pistas para os brinquedões.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Em ritmo baiano.

Férias de aniversário na Bahia. "Ilha da Fantasia".


Mas aqui o assunto é carro. E esse também vai em ritmo baiano. Sem stress.

Veja alguns dos resultados.