quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Engenhocaria e as surpresas da fluidodinâmica

O motor vai precisar de ar fresco, então pensei que deveria fazer um "air-box" inspirado nos F1 do 70s. Alumínio sobrando e eu alérgico ao vidro das fibras, por que não construí-lo em alumínio.
Saí fazendo e foi um erro.










Mas inquieto, resolvi fazer uma verificação no software adequado. As imagens falam por si só.

Analisei uma solução alternativa criada a partir de um bocal e mangueira  de um CAI Imhor disponível. Um aumento de cerca de 3% na pressão efetiva na borboleta de admissão e redução significativa do drag.


Na segunda-feira fiz a reforma. Bonito não ficou. Mas mais eficiente, com certeza.






2 comentários:

  1. Muito interessante!
    Tem previsão para filtro de ar? Eu acho interessante pq além de dar longevidade ao motor que não deve ter vida fácil, rs... Vai ficar mais barato já que não exigirá trocas de óleo frequentes para eliminar o silício (areia, poeira) que fatalmente vai contaminar o lubrificante caso não seja adotado um filtro.
    Aguardando os primeiros testes na pista!!!
    Abraços!

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  2. Muito legal a correção, porém esteticamente ficou ruin, acredito que com o andar do projeto poderá estabelecer um Design mais apropiado ao ''ar box'' , tente se bazear nas entradas de ar laterais das ferraris como F40 e F50, ou das corvettas, não sei mais sei projeto é bem Joy, e isso faz ter n' possibilidades!
    valeu pela atenção!
    Márcio Cruz!

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